terça-feira, 22 de outubro de 2013

ROTINA PERMANENTE DE LEITURA E COMPREENSÃO

Pode ser aplicada em todas as disciplinas


1º Passo – PREDIÇÃO – ATIVIDADE PRÉVIA
Objetivos: Explicitar os objetivos para a leitura.
Levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o texto. Motivar os alunos para a leitura.
Procedimentos: Elaborar perguntas que poderão ser respondidas após a leitura e/ou levantar hipóteses sobre o conteúdo do texto a partir de indícios oferecidos pelo título, autor, ilustrações, etc.
Esta atividade leva em média 5 minutos.

2º Passo - LEITURA ORAL EXEMPLAR (PROFESSOR OU CD)
Objetivos: Ouvir a leitura do adulto como exemplo de fluência, acompanhando o texto em silêncio.
Automatizar a decodificação de um maior número de palavras para permitir ao cérebro maior tempo para a compreensão.
Desenvolver a capacidade de ouvir com atenção e interesse à leitura de adulto, como exemplo de fluência.
Absorver as estruturas fundamentais da língua escrita.
Procedimentos: Realizar três leituras do texto através do CD ou fazer uma leitura clara, audível, seguindo o modelo.
Esta atividade leva em média cinco minutos, podendo ter uma variação para mais ou menos, conforme o texto.

3º Passo - CONTEXTUALIZAÇÃO DA LEITURA
Objetivos: Tirar as dúvidas de compreensão da leitura.
Validar as hipóteses levantadas na predição.
Procedimentos: Perguntas orais sobre o texto (estudo dirigido); esclarecimento de dúvidas. É interessante, dependendo do grau de dificuldade de algumas palavras, esclarecer previamente alguns significados de palavras-chave dentro do contexto da leitura.
Esta atividade leva em média quinze minutos.

4º Passo - SEGUNDA LEITURA EXEMPLAR
Objetivo: Permitir ao aluno compreender o que, porventura, estava obscuro nas três primeiras leituras.
Procedimentos: Realizar uma nova leitura do texto para os alunos (ou audição do CD).
Esta atividade leva em média cinco minutos.

5º Passo - LEITURA INDIVIDUAL
Objetivos: Exercitar a velocidade de leitura e melhorar a fluência.
Procedimentos: Leitura em dupla: uma criança lê o texto para a outra que acompanha fazendo leitura silenciosa; leitura cumulativa; leitura antifônica; leitura de revezamento.
Esta atividade leva em média vinte minutos.

6º Passo - ATIVIDADES DO ALUNO (envolve questões de compreensão, vocabulário e desenvolvimento da escrita)
Objetivos: Localizar informações explícitas no texto.
Inferir as informações implícitas no texto.
Refletir sobre a escrita.
Exercitar a produção textual.
Ampliar o vocabulário receptivo e expressivo.
Procedimentos: O professor solicita aos alunos que leiam em voz alta o enunciado de cada questão, chamando a atenção para o entendimento do enunciado. Em seguida, pergunta aos alunos o que deve ser feito, para fixar bem a compreensão do significado; cada criança responde as questões em seu próprio material; o professor faz a correção coletiva das atividades.
Observações:
1. As atividades com vocabulário podem permear todo o trabalho.
2. É interessante sempre permitir aos alunos que consultem dicionários para pesquisa e enriquecimento vocabular.
Esta atividade leva em média trinta minutos.

7º Passo – CULMINÂNCIA DO TRABALHO COM O TEXTO
Objetivo: Retomar o texto a fim de completar a fixação e clara compreensão do mesmo.
Procedimentos: Leitura exemplar do texto para os alunos (professor ou CD); leitura oral coletiva pelos alunos.
Observação:
1. Após a culminância, duas vezes por semana, fazer ditado do texto trabalhado.
2. É importante que os alunos pronunciem as palavras corretamente durante a leitura.
Esta atividade leva em média cinco minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário